ReciclagemNa Reunião Ordinária do dia 21 de março, o vereador Marial Cândido Murta Júnior apresentou ao Plenário a indicação nº 144/2022 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal a tomada da seguinte providência: Inscrição do município no Edital de Chamada Pública 002/2022 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – (Semad), que seleciona projetos para investimento em ações de coleta seletiva.

O vereador Marial argumentou que o edital visa à seleção de projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, a serem executados por municípios e por consórcios públicos intermunicipais, preferencialmente com a inclusão de associação e/ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Os municípios e os consórcios públicos intermunicipais selecionados receberão recursos financeiros para a aquisição de equipamentos, para fins de fortalecimento da coleta seletiva, pleiteados e aprovados de acordo com o edital.Como benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos, podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.Reciclar, reaproveitar e reduzir é a chave para se viver em um mundo mais limpo e sustentável.Uma vez que não existe coleta seletiva no município, tal providência é justa e necessária, concluiu.