7a42825e-ea18-4bc8-9a81-8e1291e2a86fOs vereadores Cleiton de Souza e Paulo César Lemes estiveram reunidos com a Sra. Sílvia Vieira; Assessora da Diretoria de Operação Sul da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais),

que é uma sociedade de economia mista brasileira com sede no município de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. É a responsável pela prestação de serviços de saneamento na maior parte do estado mineiro, que é o seu maior acionista.Nessa reunião, os vereadores cambuquirenses questionaram sobre a implantação do SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) no Município, que funciona assim: Os esgotos domésticos e não domésticos produzidos são coletados dentro das residências, comércios ou indústrias, por meio de tubulações hidráulico-sanitárias (ramais internos) de responsabilidade do proprietário até a interligação no PL (Poço Luminar) localizado no passeio. Estas conduzem os esgotos para as ligações prediais que se interligam às redes coletoras por meio dos coletores secundários.O esgoto coletado nas redes escoa por gravidade, utilizando no máximo 75%  do diâmetro da tubulação. Assim, é necessário que as tubulações sejam implantadas com declividades adequadas para garantir o escoamento por gravidade e o arraste dos sólidos contidos nos esgotos. Os coletores secundários conduzem os esgotos para os coletores tronco.O coletor tronco é o coletor principal que recebe a contribuição dos coletores secundários, conduzindo os efluentes para um interceptor ou emissário.O interceptor é uma tubulação que recebe os coletores ao longo de sua extensão, não recebendo ligações prediais diretas.O emissário é uma tubulação que transporta os esgotos a um destino (estação de tratamento, lançamento final, elevatória), sem receber nenhuma contribuição ao longo de sua extensão.Em algumas situações são necessárias as estações elevatórias, que objetivam a transferência dos esgotos de uma cota mais baixa para outra mais alta, ou a transposição de sub-bacias por meio de bombeamento.As unidades anteriores destinam-se ao transporte dos esgotos para a estação de tratamento, onde ocorrerá a depuração dos esgotos para possibilitar o seu retorno aos corpos d’água.Segundo a Assessora da Copasa, Sílvia, já existe um estudo sobre o tema e um cronograma de trabalho está sendo desenvolvido pela empresa. Em breve deverá sair o plano para dar início às obras para a implantação do SES no município de Cambuquira, concluiu.