equoterapiaNa Reunião Ordinária do dia 30 de agosto, o vereador Paulo César Lemes apresentou ao Plenário a indicação nº 281/2021 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal  a tomada da seguinte providência: - Estudar a possibilidade de montar e disponibilizar o serviço de equoterapia para a população, ou, caso não seja possível, de trazer para a Cidade alguma empresa que preste esse tipo de serviço.

Argumentou o vereador Paulo César Lemes que, foi procurado por alguns cidadãos que se mostraram interessados no estabelecimento desse tipo de terapia na Cidade.A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial. É uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia, tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. A interação com o cavalo desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.A prática da equoterapia traz benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais e é indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.