novembro_1Com o objetivo de incentivar a população masculina a cuidar da saúde e a fazer exames para a prevenção e detecção precoce de câncer de próstata, a Câmara Municipal de Cambuquira aderiu à Campanha Novembro Azul e iluminou a sua fachada durante o mês de novembro.O preconceito ainda é o grande vilão dos homens no combate ao câncer de próstata. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente,

prejudica o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la. Dê esse toque de coragem em favor da vida de quem você ama e se preocupa!O Presidente da Câmara, vereador Cleiton de Souza destacou o engajamento do Legislativo em várias campanhas de conscientização sobre a prevenção e os cuidados com a saúde. “O Novembro Azul não poderia ser diferente. Por isso, neste mês, a Câmara veste-se de azul para chamar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirmou. O vereador lembrou ainda que este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. “A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma pode ser tarde demais. É preciso mudar o comportamento dos homens conscientizando-os sobre a importância da prevenção”, enfatizou.O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Só fica atrás do câncer de pele. E o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente. Mas, por preconceito, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.Mesmo com tantas campanhas de prevenção, o mito de que o exame afeta a masculinidade ainda permeia a mente do público masculino. Mas superar o preconceito e fazer o exame passa a ter muito mais valor quando o que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida.Ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos que ainda impedem os homens de cuidar da saúde. O câncer, hoje, não é mais uma sentença de morte. A doença pode ser tratada e curada graças ao diagnóstico precoce e, claro, aos recursos científicos disponíveis.E você, ainda vai se esconder atrás do preconceito? Ou vai dar esse toque de coragem e cuidar da saúde? Entre nessa Campanha e seja um agente de transformação, levando informação consciente para a família, os amigos e no ambiente de trabalho.