cpi-alNa Reunião Ordinária do dia 03 de novembro foi apresentado ao Plenário um requerimento com mais de um terço de assinaturas de vereadores para formar uma CPI para apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços da empresa Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O requerimento foi aprovado por unanimidade.A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) objetiva-se a investigar fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional,

legal, econômica ou social do País. Têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.A CPI ficou composta pelos vereadores: Celso Alves da Silva (presidente) e Valdinei Serafim da Cunha (vice-presidente) e Hélber Augusto Reis Borges (relator).Segundo o relator da CPI, vereador Hélber o objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é avaliar diversos pontos da prestação de serviços feita pela Copasa no município, dentre eles:- Qualidade do tratamento de água;- Falta de coleta de esgoto em vários bairros, como Congonhal e Marimbeiro;- O prazo para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no município;- Danificação de ruas por conta das manutenções realizadas pela empresa.A CPI terá duração de 3 meses e poderá ser prorrogada e ouvirá, além da Copasa, associações de bairro, OSCs, Executivo, dentre outros.Esperamos, ao final dos trabalhos, melhorar os serviços que são ofertados à populaçãoNa próxima edição traremos o andamento dos trabalhos.