PM4Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Três Corações, autoridades civis e da Polícia Militar dos nove municípios atendidos pela 16ª Companhia Independente de Polícia Militar discutiram questões ligadas à área de segurança pública na microrregião.

O objetivo principal foi viabilizar a proposta de elevação da 16ª Companhia à categoria de Batalhão da Polícia Militar.
Além do Presidente da Câmara, vereador Jorge Antônio Machado, do Prefeito de Três Corações, Cláudio Cosme Pereira de Souza, e do Comandante da 16ª Companhia da PM, tenente-coronel Paulo Marcos Ferreira, o encontro também contou com a participação de prefeitos, presidentes de Câmara, secretários e policiais militares dos municípios de Três Corações, Cambuquira, Campanha, Lambari, Conceição do Rio Verde, Jesuânia, Olímpio Noronha, São Tomé das Letras e São Bento Abade.
Membros da própria polícia desenvolveram um estudo técnico que considerou aspectos sociais e criminais dos municípios que integram a área de abrangência da 16ª Companhia. As principais conclusões desse estudo foram apresentadas, durante a reunião, pelo capitão Francisco José Lyra. Ele destacou diversos fatores que credenciam a elevação da Companhia ao nível de Batalhão:
TURISMO
Os municípios fazem parte de circuitos turísticos (como o Circuito das Águas) e recebem grande número de visitantes durante todo o ano.
POPULAÇÃO
Juntos, os nove municípios têm população de cerca de 160 mil habitantes. Já a população flutuante é de quase 65 mil pessoas.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O município de Três Corações está localizado às margens da rodovia Fernão Dias e tem fácil acesso a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.PM2
FUTEBOL
Em 2016, o Tricordiano irá disputar a primeira divisão do futebol mineiro. Com isso a cidade receberá grandes clubes, como Cruzeiro e Atlético, além de um número maior de torcedores.
EDUCAÇÃO
A microrregião conta com importantes centros educacionais, como a Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), em Três Corações, que atualmente conta com cerca de 3 mil alunos; a unidade da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), em Campanha; além do Campus Avançado do Instituto Federal do Sul de Minas, também em Três Corações.
PENITENCIÁRIA
Três Corações possui uma penitenciária regional, que atualmente abriga mais de 1000 detentos.
ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebe alunos de todas as regiões do país. Nela são formados cerca de 1000 sargentos todos os anos.
DISTRITOS INDUSTRIAIS
Diversas indústrias estão instaladas nos municípios que fazem parte da área de atuação da 16ª Companhia.
CRIMINALIDADE
Levantamento realizado pela Polícia Militar revela que, entre 2011 e 2015, houve aumento no número de crimes violentos (roubos, homicídios, sequestros, estupros, extorsões, entre outros) registrados nesses nove municípios. Diante desse cenário, a elevação à categoria de Batalhão é viável, entre outras coisas, para aumentar o efetivo de policiais que atua na área.
Ao final do estudo, foi elaborada a seguinte proposta:
TRÊS CORAÇÕES:
Sede de Batalhão da Polícia Militar
CAMPANHA E LAMBARI:
Sedes de Companhia da Polícia Militar
CAMBUQUIRA, SÃO TOMÉ DAS LETRAS E CONCEIÇÃO DO RIO VERDE:
Sedes de Pelotão da Polícia Militar
Representando Cambuquira, estivaram presentes: Evanderson Xavier; Prefeito Municipal, Celso Alves da Silva; Presidente da Câmara e Roginaldo da Costa Batista; Vereador.
PM3Após a reunião, os prefeitos e presidentes de Câmara presentes assinaram o documento oficial que propõe a elevação da 16ª Companhia à categoria de Batalhão. Esse documento será entregue ao Governador do Estado, Fernando Pimentel.
Câmara Municipal de Três Corações – Comunicação

banner-sic         img_portal_transparencia        tce