FAIXA_1Na Reunião Ordinária do dia 12 de abril o vereador Roni Nogueira Arci apresentou ao Plenário a indicação nº 008/2016 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal providências no sentido de determinar ao setor competente da administração a pintura de faixa de pedestres nas ruas de maior movimento de veículos da cidade,

por exemplo: nas ruas onde há supermercados, bancos, lotérica, farmácias e outros.Quando o assunto é trânsito seguro, as pessoas normalmente começam a comentar sobre as infrações dos veículos, sobre a fiscalização e inúmeros outros fatores que são responsáveis pela situação atual em que o país se encontra nas ruas e estradas em toda parte, no entanto, a população muitas vezes se esquece da importância do pedestre e principalmente do respeito a ele. O pedestre também faz parte do trânsito e embora muitos não tenham consciência disso, cabe aos motoristas respeitá-los.Essa situação precisa ser mudada, os motoristas devem ter maior consciência e serem punidos quando em situação de infração a leis de trânsito, por exemplo, não dar passagem ao pedestre quando ele estiver na faixa ou ainda interromper a sua travessia é considerada infração gravíssima, bem como parar o veículo na faixa de pedestre na hora de espera para mudar o sinal também resulta em multa. Essas e outras infrações devem receber maior fiscalização e punição.Importante é também que os pedestres tenham maior responsabilidade e consciência de seus deveres como parte do trânsito no país, em que deve agir sempre em respeito aos outros cidadãos contribuindo com a segurança no trânsito e o respeito por ele retornado. Alguns cuidados ao atravessar as ruas e principalmente as rodovias são indispensáveis para evitar um atropelamento e até morte, o pedestre precisa sempre estar frente ao fluxo contrário do trânsito quando encontrar-se em acostamentos nas rodovias, assim estará sempre em alerta; ainda ao atravessar rodovias é necessário analisar a situação do trânsito, e redobrar a atenção no caso de cruzar uma pista de via dupla, além ainda de ser muito útil em caso de encontrar-se à noite nas rodovias, estar vestido com roupas claras e sempre possuir algum aparelho que emita luz e/ou claridade, para que sua presença seja notada pelo condutores que trafegam pelas rodovias, evitando assim maiores acidentes e vitimas.

banner-sic         img_portal_transparencia        tce