conaeA Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado

com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), conforme estabelece a Portaria MEC n° 1407, de 14 de dezembro de 2010.No dia 25de novembro, foi realizado a etapa territorial da Conferência de Educação de Minas Gerais, que tem como tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação”.As discussões foram pautadas em assuntos como a integração dos sistemas de educação e o financiamento da Educação. A comunidade deve-se unir para reverter a Emenda Constitucional 95, que congela investimento para a educação para os próximos 20 anos. O vereador Wellington Oliveira de Paula, veterano na Conferência Nacional de Educação, já que, participa desde 2013, está mais uma vez representando nosso município. Segundo o vereador Wellington, “O objetivo geral da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais-CEEMG é mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional, estadual e municipal, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos de forma estabelecer a construção do Sistema Integrado de Educação”. A próxima etapa do Conae será realizada em Belo Horizonte.