capina_eltricaNa reunião Ordinária do dia 21 de novembro, o vereador Isaque Bernardes da Silva apresentou ao Plenário a indicação nº 174/2017 que sugere ao Sr. Prefeito Municipal a adoção de capina elétrica para controle de plantas daninhas nas áreas urbanas da cidade.A capina elétrica é uma solução eficaz e ecologicamente correta, sendo adotada de forma experimental por diversas prefeituras, dentre elas, Formiga – MG. Esse tipo de capina permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos sem o uso de herbicidas evitando, assim, a contaminação do solo, e sua erosão com do uso de descargas elétricas de alta potência. Elas causam a destruição das plantas invasoras até a raiz e seu efeito é mais prolongado que o conseguido com produtos químicos e evita a contaminação e a erosão do solo com os mesmos.
Aplicadores especialmente projetados realizam descargas elétricas de alta potência na planta a ser controlada e a energia circula por todo seu organismo causando seu ressecamento. O resultado é a manutenção do local aplicado livre de plantas invasoras por meses sem outros efeitos colaterais como deriva química que causa danos a outras plantas.

banner-sic         img_portal_transparencia        tce