epiNa Reunião Ordinária do dia 18 de fevereiro, o vereador José Henrique da Cunha apresentou ao Plenário a indicação nº 023/2019 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal providências cabíveis e necessárias para a aquisição de equipamentos

de proteção individual (EPIs) para os agentes Comunitários de Endemias - que é a classificação dada para doenças que ocorrem com frequência em uma região delimitada e se mantêm restritas a ela. Popularmente, fala-se que a doença é “típica” daquele local. Assim, o conceito de endemia não está relacionado com a quantidade de casos notificados em uma região geográfica. EPIs - (bolsa, calçados de segurança, óculos de segurança, capacete de aba larga, luva nitrílica, máscara facial completa e demais equipamentos necessários), com vistas de garantir aos Agentes proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde no desempenho de suas atividades.Segundo o vereador Henrique, o profissional que trabalha no controle e combate de endemias precisa se proteger de qualquer tipo de contaminação. Para que haja essa segurança dentro dos ambientes de trabalho dos agentes, que geralmente são áreas externas e endêmicas, são necessários cuidados e equipamentos específicos que os protejam. Trabalhos que vão desde aplicações de inseticidas, até a fiscalização do controle da dengue, estão expostos a riscos. Constata-se que os agentes de endemias não dispõem atualmente dos devidos equipamentos de proteção para uso diário no exercício de suas atividades, ponderou.