dengueNa Reunião Ordinária do dia 29 de abril, o vereador Isaque Bernardes da Silva apresentou ao Plenário a indicação nº 084/2019 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal a contratação de dois ou mais Agentes de Epidemiologia para combate ao mosquito da dengue em Cambuquira.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado flavivirus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue é uma das doenças mais frequentes no Brasil. O crescimento desordenado das cidades, deficiências no abastecimento regular de água e na coleta e no destino adequado do lixo, aumentam em muito os criadouros do mosquito da dengue. Além disso, a facilidade da movimentação das pessoas entre cidades de diferentes Estados do nosso país facilitam a circulação do vírus da dengue. Por esses motivos, o número de municípios infestados pelo Aedes aegyti e o número de casos de dengue aumentaram no Brasil.O controle da dengue exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores e população. Não se combate a dengue sem parcerias. É preciso envolver outros setores da administração do município, como limpeza urbana, saneamento, educação, turismo, meio ambiente, entre outros. É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia-a-dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, entre outros. Estes recipientes são normalmente encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões. É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.Segundo o vereador Isaque, recentemente foi realizado o processo seletivo para a contratação de agente de epidemiologia. O município conta atualmente com seis agentes e, devido ao aumento no número de casos no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais está liberando recursos aos municípios para a contratação de mais agentes de combate a dengue, concluiu.