rua_ivanNa Reunião Ordinária do dia 13 de julho, a Câmara Municipal de Cambuquira aprovou, por unanimidade, o PL nº 010/2020 de autoria do vereador Isaque Bernardes da Silva que denomina “Avenida José Ivan Barbosa” a Avenida Paraná, no Bairro Marimbeiro.José Ivan Barbosa nasceu em Cambuquira em 24 de março de 1937, filho de Odilon de Andrade Barbosa e Maria da Silva Lemes. Casou com Iris da Motta Barbosa, com quem teve seis filhos: Isa Aparecida, Ivana Lúcia, Isabel Cristina, Iris Regina, Carolina Beatriz e José Ivan Barbosa Filho.Começou a trabalhar ainda muito menino, com 11 anos entregava pão da padaria de seu avô Laurindo. Já moço, saiu para trabalhar em São Paulo, depois foi caminhoneiro, viajava para o norte do país. Em 1963, ele se casou com Iris da Motta Barbosa, natural de Teresópolis/RJ e foi morar em São Lourenço/MG e trabalhava como mecânico.Em meados de 1965, voltou para Cambuquira onde começou uma nova trajetória, abrindo sua própria oficina, na Avenida Virgílio de Melo Franco, num galpão alugado, hoje é a sede da Caixa Econômica Federal.Em 1969, mudou-se para Teresópolis/RJ para trabalhar em uma conceituada agência de carros: Irmãos Tokuda – DKW/Vemak. Em 1970 comprou uma Kombi para trabalhar à noite, levando alunos para a Faculdade de Petrópolis/RJ.Em 1979, retornou para Cambuquira com sua família, já composta por cinco filhos e esposa. Em um barracão alugado na Avenida Quintino Bocaiúva, montou sua oficina onde permaneceu até o ano de 1988. Neste mesmo ano a Auto Mecânica Ivan muda-se para sua sede própria no Bairro Marimbeiro, Avenida Paraná, nº 10.Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ia todos os anos em romaria a pé até o Santuário Nacional de Aparecida/SP agradecer aos pés da imagem.Foi membro da Diretoria do Clube Campestre de Cambuquira. Tesoureiro e depois Presidente da Associação de Moradores do Bairro do Marimbeiro.Nas eleições municipais de 1997, concorreu ao cargo de vereador e ficou como suplente, assumindo o cargo em setembro de 2000 até 31 de dezembro de 2000.No ano 2000 ganhou as eleições como Vice-Prefeito. Continuou trabalhando como mecânico, pois, amava sua profissão. Gostava de ensiná-la aos mais jovens e muitos tiveram a oportunidade de trabalhar com ele.José Ivan Barbosa, empresário, faleceu em janeiro de 2011 por complicações de saúde, deixou esposa, seis filhos, cinco netos e cinco bisnetos.A Empresa Auto Mecânica Ivan permanece em funcionamento sob a gerência de seu filho mais novo, José Ivan Barbosa Filho (Ivanzinho). Desnecessário, pois maiores justificativas, concluiu o vereador Isaque.