Palavra do Presidente

A Câmara Municipal (Poder Legislativo) é imprescindível para a dinâmica e o desenvolvimento do município, e tem as seguintes funções: institucional, legislativa, fiscalizadora, administrativa e assessoramento, além de outras permitidas em lei e reguladas no Regimento Interno do Poder.É um dos maiores espaços da democracia e de cidadania para os munícipes de Cambuquira. O desempenho da Câmara Municipal depende da atuação e do empenho dos vereadores, responsáveis pela elaboração e aprovação das leis para o município, inclusive da lei orgânica, uma espécie de constituição municipal, com diretrizes que devem ser observadas pelos poderes executivos e legislativos e também pelos moradores.Além de elaborar leis, os vereadores fiscalizam o município, mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno do executivo municipal, conforme o artigo 31 da Constituição Federal/88. O legislativo é uma instituição em permanente atualização, sendo muito rápido em responder, no limite da sua competência, as pressões sociais. A Câmara é quem materializa a democracia na nossa sociedade, e, a manutenção da democracia é anseio indiscutível do povo brasileiro. A população nem sequer cogita discutir a possibilidade de abrir mão da liberdade, do direito de reivindicar seus direitos, de expressar livremente opiniões e pontos de vista, o que é impossível sem o parlamento.Portanto, o papel do vereador reveste-se de fundamental importância. Ele é o interlocutor do cidadão com o poder local; o vereador precisa estar preparado para o papel que lhe é atribuído pela lei, a fim de ter bom desempenho como legislador, como fiscalizador, como representante dos munícipes e ainda ter a conduta ética e moral na política.Nessa pequena mensagem conclamamos a população para participar conosco das grandes discussões que afligem o nosso município contribuindo assim, de forma positiva, para a melhoria da qualidade de vida da nossa população e definitivamente ajudando a construir uma sociedade mais democrática, transparente, justa, fraterna, moderna, integrada e com oportunidades sociais para todos.Por fim, segundo o dicionário de Francisco Solano Constâncio, supostamente publicado nos idos de 1873, a origem etimológica da palavra vereador está associada ao verbo “verear”, que em português arcaico significa “reger e cuidar do bem público”. Portando, vamos todos, com as bênçãos de Deus, cuidar e zelar pelo bem público de nossa cidade e mais ainda do nosso bem maior que são os nossos munícipes, que de forma heróica, colaboram e colaborarão para a construção da história da nossa amada Cambuquira.&&&&
Meus amigos, a Câmara Municipal de Cambuquira manifesta com grande pesar o falecimento do Vereador, Paulo César da Costa (68), ocorrido no dia 11 de abril.Eu, vereador Cleiton de Souza, Presidente da Câmara, Vereadores e Funcionários prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos por esta irreparável perda.Paulo César da Costa foi Vereador em Cambuquira, por quatro Legislaturas e Presidente da Câmara por cinco vezes. Deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo exemplo de homem íntegro, dedicado, respeitoso e trabalhador, além de ter prestado relevantes serviços ao nosso Município.
Cleiton de SousaPresidente

Em meio a todo esse turbilhão, muitos estão perdendo a esperança e, erroneamente, pegando poucos como espelho de um todo. Não podemos incorrer nesse erro, não podemos perder a esperança de um Brasil melhor. O Brasil não é apenas feito de políticos corruptos, mas é feito de algo muito maior e bonito! Abalos ocorrem, estremecem as bases, tornam tudo um tanto sem direção. Vivemos momentos em que uma labirintite parece dominar o cenário político e ético de nosso país. E, o que mais temos visto são pessoas desesperançosas, pessoas decepcionadas de um tanto com os políticos que lá estão em Brasília, que esquecem-se de que o Brasil é muito maior do que algumas centenas de engravatados, de peito estufado, fala pomposa e arrogância extremada.O Brasil é feito, em sua grande maioria, daqueles que acordam todos os dias de madrugada, tomam seu café correndo para não perder o ônibus que passará no ponto. Pulam de um ônibus para outro, até chegarem aos seus trabalhos. Além dos que madrugam, o Brasil também é feito daqueles que acordam um pouco mais tarde, tomam café menos apressadamente, levam seus filhos para a escola e depois seguem para o trabalho em carros confortáveis. Além daqueles que madrugam e vão de ônibus para seus trabalhos, além daqueles que vão aos trabalhos em carros confortáveis, o Brasil também é feito pelos estudantes que vão de transporte escolar, que vão a pé, que são levados por seus pais, que vão de ônibus, e chegam nas escolas ou faculdades e empenham-se ao máximo nos seus afazeres. Além desses todos citados, o Brasil também é feito pelas donas de casa, mulheres que escolheram cuidar de seus lares, dedicarem-se apenas à família, à sua casa. Além desses todos citados, o Brasil também é feito de aposentados, pessoas que se dedicaram a vida toda a trabalhar e agora buscam descansar, em meio à idade avançada e as doenças que são naturais da velhice. É esse Brasil, do trabalhador, do estudante, da dona de casa, do aposentado que me encanta e que me enche de esperança. É esse Brasil de pessoas que se dedicam que lutam que se empenham que me enche de esperanças. É esse Brasil que alimenta em mim a crença de que ainda somos o país do futuro, que ainda podemos alçar voos mais altos, que ainda podemos crescer mais e mais como nação e como sociedade. É esse Brasil que me dá ânimo para acordar todos os dias e ter fé de que muito ainda pode ser feito, e muito ainda será feito! É esse Brasil que alimenta em mim a realidade de dias melhores para todos nós. O Brasil é o seu povo!
Cleiton de Souza – Presidente

Home
Avenida Virgílio de Melo Franco, N° 471 || Cambuquira / Centro - Minas Gerais / Brasil || 37420-000
Mail camara@camaracambuquira.mg.gov.br Phone (35) 3251-1486 // 3251-2323
Fax

(35) 3251-1486 // 3251-2323