Brasao_Cambuquira_-_MG Paulo de Tarso Gomes Ferreira

1971-1973

Paulo de Tarso Gomes Ferreira
Por Ana Paula Lemes de Souza

Para o mandato 1971-1972, foram eleitos os seguintes vereadores: Dr. Paulo de Tarso Gomes Ferreira, Antônio Alves da Costa (faleceu em 1972, sendo substituído como vereador por Manoel Lopes Serrano), Joaquim Batista Borges, Dermeval Fonseca, Eloy Fernandes de Faria, Fábio Borges da Costa, Gil Ribeiro Junqueira, Joaquim Domingos Filho e José Marciano da Costa.
Durante a primeira eleição, assim ficou composta a Mesa Diretora: Dr. Paulo de Tarso Gomes Ferreira – Presidente, Antônio Alves da Costa – Vice-Presidente e Joaquim Batista Borges – Secretário. Na próxima eleição, mudou-se apenas o Vice-Presidente, sendo eleito Joaquim Domingos Filho, que exerceu o cargo na Mesa de 04/03/1972 a 31/01/1973.
O Presidente, nascido em Cambuquira no dia 30/06/1932, teve duas passagens no legislativo municipal: no referido mandato e no que o sucedeu, de 1973 a 1976.
Muito querido por toda a cidade, formou-se em Direito, mas pouco exerceu a profissão. Cursou Técnico em Agronomia, de cujos conhecimentos se utilizou para cuidar durante muitos anos da antiga Fazenda do Retiro, propriedade de seus pais, Dr. Ordomundi Gomes Ferreira e Sra. Adalgiza de Salles Gomes Ferreira. A fazenda era, à época, referência turística e ponto de inúmeras visitações no Município.
O exímio Presidente foi também juiz de exposições de cavalos Mangalarga Marchador, sendo grande entusiasta e apaixonado pela raça, além de ter sido Presidente do Clube Recreativo de Cambuquira.
A vocação política provavelmente fora herdada de seu pai, Dr. Ordomundi Gomes Ferreira, grande figura cambuquirense que abrilhantou o corpo legislativo municipal durante três legislaturas, além de ter sido advogado e delegado em várias cidades de Minas Gerais. Sua avó, Maria Umbelina de Andrade Gomes, foi também ilustre cidadã e professora, e seu nome foi batizado e eternalizado na Escola Estadual Maria Umbelina de Andrade Gomes.
O mandato, à época da ditadura militar, teve apenas dois anos de vigência. Prefeito nomeado à época: João Barros Santos, que exerceu o Executivo Municipal de 06/07/1971 a 08/12/1972.