Brasao_Cambuquira_-_MG Jair Gianini

1980-1983

Jair Gianini
Por Ana Paula Lemes de Souza

Para a terceira e última Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cambuquira, mandato 1977-1982, foram eleitos os seguintes vereadores: Presidente – Jair Gianini, Vice-Presidente – Nazir Félix e Secretário – Sebastião Pereira Nunes, que exerceram os cargos até o final do mandato.
O Presidente, Jair Gianini, esteve presente em dois mandatos legislativos cambuquirenses, de 1973 a 1982, tendo ocupado também outro cargo na Mesa, como Secretário, durante o período de 31/01/1973 a 31/01/1977.
Filho de José Gianini Júnior e Maria Alvarenga Gianini, Jair Gianini nasceu na cidade de Silvianópolis-MG, em 02/05/1924.
Transferido de Varginha, veio a Cambuquira em fevereiro de 1959, por motivo de trabalho, a fim de ocupar o importante cargo de comandante do destacamento da Polícia Militar, função essa sempre exercida com muito zelo e carinho. Permaneceu em tal posto durante doze anos, fazendo-se muito querido por todos os colegas de trabalho, em virtude de sua notável nobreza de espírito e caráter, e também pelos cidadãos, que se beneficiavam sempre com a sua presteza, esmero e dedicação pelo bem comum.
Abandonou a Polícia Militar justamente porque o seu amor a Cambuquira era maior – como foi promovido a uma cargo mais alto, negou tal prestígio, pois teria que deixar o seu lar. Optou, então, pela reserva.
No ano de 1961, nos primórdios do Ginásio Municipal Clóvis Salgado, recebeu um convite da Diretoria, a fim de que ocupasse a cadeira de Educação Moral e Cívica e Educação Física, onde lecionou até 1976, sendo aposentado por motivo de saúde.
Por doze anos foi Provedor do Hospital Geral de Cambuquira, onde trabalhou sem qualquer benefício pecuniário, o que veio a confirmar o seu espírito público, que foi exercido não apenas quando nessa Casa Legislativa, mas confirmado em todos os dias de todos os anos de sua vida.  Com o amor sincero, sempre ajudou aos carentes e a todos que dele necessitavam. A sua sina, ou missão maior, era a caridade - a sua paixão de viver e o seu grande mérito, que o fizeram ainda mais querido e digno.
Casou-se com Alicéa Naliati Maia em 1975, com quem teve uma filha, a hoje publicitária cambuquirense Aliceanne Naliati Maia Gianini. Em reconhecimento aos serviços prestados, foi congratulado com o Título de Cidadão Cambuquirense.
Faleceu na cidade de São Paulo, onde não resistiu a um cirurgia do coração, no dia 16 de junho de 1986. Foi sepultado em Cambuquira, terra que escolheu para viver e lugar em que sempre deixará muitas saudades aos amigos, familiares e cambuquirenses. Ficará na lembrança da história legislativa de Cambuquira, como exemplo e norte a ser seguido, sempre.

banner-sic         img_portal_transparencia        tce