Brasao_Cambuquira_-_MG Renato Coelho de Moura

1993-1995

Renato Coelho de Moura
Por Ana Paula Lemes de Souza

Para o mandato 1993-1996, foram eleitos em pleito os seguintes vereadores: Renato Coelho de Moura, Fernando José da Costa Pessoa (renunciou em maio de 1994, sendo substituído como vereador por Hélio Fernandez Carvalho), Antônio Waldir de Carvalho, Paulo César da Costa, Francisco Antonio Venâncio, Reginaldo Lourenço Pierroti, Jacy Fonseca Fernandes, Marial Cândido Murta, Carlos Gonçalves (quando licenciado, foi substituído como vereador por Hélio Fernandez Carvalho. Este, quando licenciado, foi substituído como vereador por Augusto Celso Ignácio), Dóris Fonseca Oliveira e José Carlos de Carvalho.
A primeira mesa diretora ficou assim constituída: Renato Coelho de Moura – Presidente; Fernando José da Costa Pessoa (de 01/01/1993 a 02/05/1994) e Reginaldo Lourenço Pierroti (de 11/05/1994 a 15/02/1995) – Vice-Presidentes; Antônio Waldir de Carvalho – Secretário. Essa foi a composição durante o período de 01/01/1993 a 15/02/1995.
O Presidente, Renato Coelho, natural de São João Evangelista-MG, mudou-se aos seis anos para Cambuquira, cidade em que fixou residência e construiu sua vida. Casou-se com Maria Inês Ribeiro, com quem teve dois filhos: Renato Coelho de Moura Júnior, atual presidente desta Casa Legislativa, e Gabriele Coelho.
Durante o colegial, estudou no Grupo Escolar Dr. Raul Sá e no Ginásio Estadual Clóvis Salgado. Graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito de Varginha, tendo, ainda, se pós-graduado em dois cursos lato sensu na área.
Em 1983, passou a ocupar o cargo de Chefe de Secretaria do Fórum de Cambuquira, de caráter efetivo e vitalício, mas foi afastado para prestar serviços à Justiça Eleitoral de Belo Horizonte. Atualmente, encontra-se locado na Zona Eleitoral de Pouso Alegre.
Foi eleito em pleito por dois mandatos consecutivos, tendo exercido a vereança de 1989 a 1996, participando ativamente das atividades da Câmara, seja na criação de projetos ou na elaboração da Lei Orgânica e do Regimento Interno, tendo várias emendas aprovadas e em vigor até a presente data. Em virtude de cargo que veio a ocupar, como chefe do Cartório Eleitoral de Cambuquira, a continuidade da carreira política foi abortada, pois havia incompatibilidade legal de exercício de ambas as funções.
Apresentou vários projetos de lei, muitos deles ainda em vigor. A título exemplificativo, temos a lei que autoriza o servidor público municipal a acompanhar parentes doentes, objetivando ampará-los e dar total conforto e acompanhamento no período de recuperação, tempo que será abonado no trabalho.
Como vereador, tentou inúmeras vezes fazer um plano de carreira para servidores, tanto do Executivo quanto do Legislativo, mas seus planos não foram concretizados, malgrados esforços, por falta de apoio político, pois na época não cabia ao vereador legislar nessa matéria, que só poderia vir oriunda do poder Executivo.
Com a ajuda de seu saudoso amigo, Antônio Oliveira, falecido esposo da ex-vereadora Dóris Fonseca Oliveira, conseguiu o primeiro asfalto na cidade de Cambuquira, bem como a construção de uma pequena praça no Bairro Alto da Estação, o que em muito beneficiou a população.
Como reconhecimento pelos serviços prestados, recebeu o Título de Cidadão Cambuquirense e foi homenageado pela Câmara Municipal de Cambuquira, em solenidade no dia do vereador, onde recebeu uma placa com os seguintes dizeres: “Os vereadores da Legislatura 2001/2004 prestam sua homenagem ao ex-presidente da Câmara Municipal, Renato Coelho, por suas realizações, dedicação e empenho, sempre buscando a melhoria do nosso município. Nossos cumprimentos e sinceros agradecimentos”.
Atualmente, Renato Coelho reside na cidade de Pouso Alegre-MG, onde trabalha no Cartório Eleitoral. Embora afastado de sua verdadeira paixão – a política, ainda objetiva retornar à vida pública, na cidade de Cambuquira, onde sempre lutou pelo desenvolvimento e melhoria da população, jamais poupando esforços.