Brasao_Cambuquira_-_MGMarial Cândido Murta

2004

Na legislatura de 2001 a 2004, foram eleitos os seguintes vereadores: Paulo César da Costa, Avilde Gomes da Silva, Jaques Fernando Santana, Bruno Almeida Passos, Francisco Antônio Venâncio, José Gonçalves da Silva, Vicente Ferreira, Antônio Waldir de Carvalho, Marlene da Silva China, Hélio Ribeiro da Silva e Marial Cândido Murta. Devido a licenças, também exerceram a vereança os seguintes suplentes: Manoel da Silva Lemes, Paulo César Lemes e Ednaldo Soares Holmes.

Durante a primeira composição da Mesa Diretora, foram eleitos os subsequentes vereadores: Paulo César da Costa – Presidente, Avilde Gomes da Silva – Vice-Presidente e Jaques Fernando Santana – Secretário, de 01/01/2001 a 31/12/2001. Já a segunda Mesa, ficou assim composta: Marial Cândido Murta – Presidente, Bruno Almeida Passos – Vice-Presidente e Antônio Waldir de Carvalho – Secretário, de 01/01/2002 a 31/12/2002. Na terceira, foi assim a composição: Paulo César da Costa – Presidente, Avilde Gomes da Silva – Vice-Presidente e Vicente Ferreira – Secretário, de 01/01/2003 a 31/12/2003. Na quarta e última composição, foram eleitos para os seguintes cargos da Mesa: Marial Cândido Murta – Presidente, Vicente Ferreira – Vice-Presidente e Bruno Almeida Passos – Secretário, de 01/01/2004 a 31/12/2004.

O primeiro presidente, Paulo César da Costa, por decisão judicial, em 25 de junho de 2003, assumiu a Administração Municipal, em decorrência de vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município, sendo substituído como vereador por Ednaldo Soares Holmes. Mais detalhes sobre o presidente nessa legislatura, vide a edição n°. 47, do Jornal Câmara em Ação.

O segundo presidente, Marial Cândido Murta, exerceu a vereança durante três legislaturas, a saber: 1993 a 1996, 2001 a 2004, 2005 a 2008, totalizando doze anos de exercício de mandatos legislativos. Foi presidente por duas vezes, nos períodos supracitados.

Filho de Marial Verssiane Murta e Dalila de Oliveira Murta, nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, aos 11 de novembro de 1951, cidade em que morou até completar dezoito anos. Aos dezoito, foi servir à Escola de Sargentos das Armas, onde permaneceu por quatro anos e meio.

Casou-se com Maria Bernadete da Silva Murta, em 21 de fevereiro de 1977, com quem teve dois filhos: Angélica da Silva Murta, nascida aos 24/05/1977, e Marial Cândido Murta Júnior, nascido aos 21/08/1981. Sua filha é uma comerciante de sucesso em Cambuquira e seu filho, atualmente, formado em Direito, reside na cidade de Mirandópolis, estado de São Paulo.

Recebeu o Título de Cidadão Cambuquirense, em uma solenidade, pela Resolução n°. 296, em 12 de junho de 1996. Em seu mandato eletivo, destacou-se por sua bravura, ao levantar a bandeira contra a COPASA, até o seu ultimo dia como vereador, fazendo prevalecer a vontade dos cambuquirenses e honrando os votos dos que o elegeram. Como Presidente, se destacou por ter criado o disque denúncia, através do serviço gratuito 0800, dentre muitos outros importantes projetos.

Foi vice-presidente do Sindicato Rural por dois mandatos e, atualmente, é presidente do Rotary Clube, presidente do Novo Horizonte Futebol Clube e vice-presidente do Consep – Conselho Municipal de Segurança Pública de Cambuquira, além de Presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Ademais, durante o período de janeiro a junho de 2011, exerceu o cargo em comissão de Assessor de Gabinete, do atual presidente desta Casa Legislativa, Renato Coelho de Moura Júnior.

Trabalhou no Exército e, depois, como vendedor e chefe de obras, indo pra diversos cantos do Brasil. De volta a Cambuquira, foi cuidar da área rural, como produtor de leite e café e, depois, somente como produtor de café, área em que permanece até hoje, tendo uma propriedade rural que produz cerca de oitocentas sacas por ano.

É sempre lembrado por seus colegas e eleitores pelo seu carisma, espírito público, força de opinião e experiência, sempre buscando o desenvolvimento cambuquirense.